Promoção da saúde no Verão

A estação do Verão é tipicamente quente, momento em que o Yang Qi cresce e facilmente suplanta o Yin Qi.

Este clima é bastante benéfico para o desenvolvimento de todos os seres vivos, altura em que muitas plantas florescem e ganham fruto.

 

As funções do corpo também se alteram de acordo com a mudança de estação da Primavera para o Verão, devido ao aumento do calor e à predominância do Yang em relação ao Yin. Por este facto, o Yang dentro do corpo tende a adquirir um movimento ascendente, podendo ocorrer sinais e sintomas sobretudo na parte superior do corpo, bem como algumas alterações emocionais.

- Regular o dia-a-dia no Verão

 

Como já foi referido, no Verão a energia Yang cresce e ascende no corpo. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa ( MTC ), nesta estação pode deitar um pouco mais tarde e levantar cedo, conseguindo uma adaptação gradual aos dias mais compridos e ao calor.

 

Deve ainda praticar exercício físico regular no exterior, sobretudo de manhã, durante o nascer do sol. Promovendo não só a eliminação de toxinas do nosso organismo logo no início do dia, como também a possibilidade de respirar um ar mais fresco e aumentar o nosso metabolismo. É mais saudável realizar exercício físico moderado que não requer grande consumo de energia, como por exemplo nadar, fazer uma caminhada ou Chi Gong / Tai Chi, evitando uma sudação excessiva e perda desnecessária de Yin.

 

Para pessoas em estado de recuperação de doenças prolongadas, o ideal será procurar um local montanhoso, com abundância de vegetação ou então junto à costa marítima, de modo receber um ar mais limpo e fresco, permitindo uma melhoria no estado de saúde.

 

Tomar um banho uma vez por dia permite não só limpar a pele do suor ou pó, mais presente num clima quente e seco, como também refrescar a pele, prevenindo escaldões e outros problemas comuns nesta altura no ano. Possui ainda um efeito relaxante, dilatando as veias mais superficiais e acelerando a circulação sanguínea, promovendo a nutrição da pele, eliminando a fadiga e estimulando a resistência do nosso corpo a fatores patogénicos.

 

Devido à mudança de hora e à alteração do ciclo solar, os dias são tornam-se maiores do que as noites, consequentemente o tempo de sono pode ser menor. Além do calor que influencia também a qualidade do sono, tornando-o mais superficial e menos reparador, para evitar um cansaço excessivo nesta estação do ano é aconselhável dormir uma sesta durante a tarde, se possível.

 

Quanto à roupa mais indicada a usar durante o Verão, é aconselhável escolher roupa mais leve e respirável e com cores claras.

- Regular as emoções no Verão

 

O Verão controla o “Fogo” ( segundo a teoria dos 5 elementos da MTC ) e o Coração, tendo a função de governar as emoções. Portanto, o calor do Verão facilmente desequilibra o Coração provocando um aumento exagerado do “Fogo do Coração”. Poderá causar agitação mental, ansiedade, inquietação ou insónia, entre outros sintomas relacionados.

Afetam sobretudo a população mais idosa, devido ao facto de já não existir tanta capacidade de lidar com alterações climáticas, podendo provocar doenças graves. É então aconselhável promover momentos de tranquilidade, cultivar uma relação calma e satisfatória com outras pessoas e evitar momentos de irritabilidade ou stress.

- Regulação da dieta

 

Como o Verão é uma estação quente e como já referido com influência direta sobre o Coração, é primordial ter uma alimentação que clarifique o calor, evitando desequilíbrios internos de excesso de energia Yang ascendente. Em tal dieta podem constar pepinos, melancia, meloa ou feijão mung como exemplo.

Por outro lado convém evitar ingerir bebidas muito frias, água gelada e fruta refrescada em frigorifico, pois tudo o que seja ingerido a uma temperatura muito fria tem um efeito adverso na digestão, afetando a função do Estômago e Baço. É também indicado evitar gorduras, óleos, alimentos de natureza quente de forma a prevenir que o Yang se transforme em Fogo e em Humidade no fim do Verão.

 

 

Artigo traduzido e adaptado

 

Referência bibliográfica:

 

Yanfu, Zuo - Life cultivation and Reabilitation of tradicional chinese medicine. Shanghai, 2003. 393p. ISBN7 - 81010 - 649 - X

 

​Pedro Namora

 

Acompanhe-nos

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now