Os benefícios da praia

Segundo especialistas em Hidrologia Médica as idas à praia possuem efeitos muito benéficos na nossa saúde e bem-estar.

 

Em terras lusas, somos uns sortudos por possuirmos uma grande quantidade de praias à nossa disposição, quer seja a 15/20 minutos da capital, quer seja por toda a linha de costa que o nosso país tem, há sempre um pedaço de areia onde podemos colocar o nosso chapéu de sol, estender a nossa toalha e aproveitar um pouco do relaxamento, e tratamento, que a praia nos oferece, com ou sem banhos, como já vai perceber.

 

Há uma série de reações que ocorrem no nosso organismo, mal começamos a pensar em ir à praia, há quem lhe chame placebo, há quem compreenda a força da visualização, mas quando cheiramos a brisa marinha e colocamos os pés na areia, aí sim, começa a “magia”.

 

A activação do Córtex Pré-Frontal começa de imediato, esta zona do nosso cérebro está relacionada com os nossos comportamentos e pensamentos mais complexos, com a expressão da nossa personalidade, com a auto-reflexão.

Em conjunto com esta activação surge uma diminuição comprovada do cortisol, uma hormona relacionada com o stress. Essa diminuição ocorre devido a alguns factores que são simples de constatar, primeiro quando estamos numa praia, vulgarmente estamos numa superfície plana com umas valentes centenas de metros de visibilidade em todas as direcções, o que diminui o nosso estado de alerta, de seguida, quem nunca se sentiu embalado pelo som das ondas e se sentiu mesmo relaxado? De facto, o som ritmado das ondas tem esse efeito em nós. Mas também a ionização negativa que o mar nos oferece, promove o acréscimo de serotonina no nosso corpo ( reguladora do nosso humor, sono, sensibilidade ) e aí sim, é quando respiramos fundo, deitados na toalha e só damos conta que adormecemos quando passa a senhora das Bolas de Berlim e acordamos esfomeados!

 

Não só o nosso cérebro e hormonas beneficiam de uma visita à praia, o nosso sistema respiratório, muscular e esquelético também apreciam uns belos banhos.

 

A brisa marinha que inalamos funciona como um spray bastante rico em iodo actuando na tiróide e nariz, permitindo um reforço no sistema imunitário, promovendo a eliminação de mucosidades e microorganismos causadores de inflamações, evitando rinites, sinusites ou infecções respiratórias agudas, por exemplo.

 

A composição mineral da água marinha com maior concentração conta com a presença de Cloro, Sódio, Magnésio, Cálcio e Potássio.

 

Já ouviu falar destes minerais?

Talvez numa pesquisa mais ou menos aprofundada sobre dietética/nutrição.

 

De facto, estes sais são muito importantes para o nosso organismo.

São eles que nos ajudam a combater infecções, relaxam e nutrem melhor os nossos músculos, permitem que os nossos ossos se mantenham fortalecidos e aumentem a quantidade de oxigénio chega às nossas células.

Incrivelmente uma ida à praia quase se assemelha a um tratamento clínico e, tal como em todos os tratamentos clínicos, há que ter em conta as advertências de uma boa prática, neste caso mais veraneante.

É fundamental ter em atenção o horário e quantidade de exposição ao sol, que deve ser moderada, e uma boa hidratação, importante para evitar desidratação e não deitar por terra todos os benefícios acima indicados.

 

Boa praia!

Pedro Namora

Acompanhe-nos

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now