Promoção da saúde na Primavera

O primeiro de 24 ciclos solares data o início da Primavera pela crença chinesa.

É uma estação de germinação e crescimento durante os seus 3 meses. Ocorre a mudança de clima de frio para ameno e quente, a neve e o gelo derretem, o Yang Qi ascende, muitos seres vivos despertam e desenvolvem-se, outros transformar-se ou iniciam a metamorfose originando novas características, uma nova face.

 

O Ser Humano, à semelhança dos restantes animais e plantas, tem também o seu Yang a fluir no sentido ascendente e a expandir.

Por conseguinte a preservação da saúde e reabilitação deve estar em conformidade com as características de germinação e crescimento na Primavera.

 

- O dia-a-dia

 

A teoria da MTC no cultivo e reabilitação da saúde na Primavera baseia-se na crença que nos podemos deitar tarde à noite e levantar de manhã cedo, absorvendo a luz matinal primaveril.

Devemos também andar confortáveis, com o cabelo solto e com roupas mais confortáveis.

Algum exercício ligeiro como uma caminhada ajuda no processo de germinação e crescimento, permitindo também que os pensamentos fluam.

 

Sobretudo no início da Primavera, o Yang surge muito antes do frio do Inverno se dissipar por completo. Ataques de frio são comuns, quando existe alteração abrupta de temperatura. A resistência do corpo para se opor aos factores patogénicos frios diminui substancialmente na Primavera, pelo que é importante evitar estarmos expostos a ataques de Vento e Frio nesta altura.

 

Especialmente os mais idosos, crianças e pessoas com estrutura mais frágil devem ter mais cuidado com as alterações de temperatura e devem manter as roupas mais quentes.

Para evitar a exposição ao frio a crença tradicional refere que devemos “abafar o corpo na Primavera e deixa-lo gelar no Outono”, pois vestir uma boa quantidade de roupa quente deixa o corpo protegido do Vento e Frio, deixa-nos relaxados e confortáveis para as alterações climáticas que ocorrem gradualmente nesta estação.

Este processo permite a ascensão do Yang no corpo e a sua correta nutrição.

 

- Regular as emoções

 

Na Primavera tudo ganha vida e fica repleto de força e vigor. Quando a estação está a chegar o metabolismo humano fica com mais energia, como que revigorado depois da estação fria do Inverno. A energia do Fígado desperta, tornando a sua função primordial nesta altura do ano.

O Fígado controla a regulação do Sangue e Qi e está relacionada com o movimento. No entanto é muito sensível à depressão e está directamente relacionado com a raiva ou irritabilidade.

Se o Qi do Fígado está livre para regular o Qi e Sangue conseguimos adaptar-nos às alterações do clima durante o Inverno, ficando livres de doenças.

Por outro lado, se o Qi do Fígado falha ou bloqueia, falham também as suas funções na regulação do Qi e Sangue. Neste caso não nos conseguimos adaptar às variações do clima, dando origem às correspondentes alterações patológicas, tais como, tonturas, cefaleias, fadiga, dor torácica ou hipocondríaca, anorexia.

 

Pessoas com historial clínico de doença mental ou doenças hepáticas estão mais predispostas a terem disfunções nesta estação, por isso é importante prestar a devida atenção na regulação hepática.

Deve cultivar-se uma atitude optimista, com mente aberta e fluida, para que o Yang Qi acumulado em excesso se possa dispersar e criar harmonia entre o corpo e as mudanças exteriores que vão surgindo.

 

Não é aconselhável passar muito tempo sozinho nesta altura, perpetuando uma depressão que podem agravar os sentimentos de isolamento e solidão.

Devemos evitar reações impulsivas e ficar irritados, pois esses sentimentos desregulam o Fígado, podendo causar hipertensão ou doenças hepáticas, entre outras patologias.

 

Se houver a oportunidade de, em conjunto com a família, poder apreciar uma caminhada pelo campo apreciando a paisagem, visitar diferentes locais, dançar, cantar e ficar em sintonia com a natureza durante os dias solarengos, será sem dúvida benéfico para o equilíbrio hepático do Qi e Sangue, bem como para ascensão do Yang.

 

- Treino físico

 

“O Inverno acaba, começa a Primavera, a neve e o gelo derretem.

Tudo ganha vida com todo o vigor”

 

Com a chegada da Primavera, subindo o Yang, o Qi e Sangue tendem a a ganhar uma direção de expansão. Por esta razão o exercício mais indicado para esta altura do ano deve ser com o objectivo de acelerar a circulação do Qi e Sangue.

 

Devemos dar preferência pelo exercício ao ar livre, com ar fresco como jardins, bosques, junto a rios, montanha, etc.

O tipo de exercício deve ser fluido, sem preocupação com formas ou planos, deve ser ao gosto de quem o pratica.

A quantidade de exercício deve ser moderada de modo a que, quem o pratica se sinta feliz, relaxado e confortável depois do treino.

 

Essa atitude permite que o Qi ascenda e que o Yang cresça de modo a nutrir o corpo durante e Primavera e o Verão.

 

Os idosos têm a opção de realizar exercícios mais leves e simples, como Tai Chi ou Chi Gong, como actividades funcionais de promoção do Qi no corpo humano.

 

 

Artigo traduzido e adaptado

 

Referência bibliográfica:

 

Yanfu, Zuo - Life cultivation and Reabilitation of tradicional chinese medicine. Shanghai, 2003. 393p. ISBN7 - 81010 - 649 - X

 

​Pedro Namora

 

Acompanhe-nos

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now