Promoção da saúde no Inverno

Como lidar com a estação mais agreste do ano

O Inverno é caracterizado como a estação fria do ano. Com um excesso de Yin Qi, tendência para um maior recolhimento, hibernação, etc.

É uma estação onde o Yang Qi (energia mais quente, ascendente) está escondido face ao excesso de Yin Qi ( energia mais fria, descendente).

 

Preserva-se então a vitalidade, as árvores perdem a folha,

alguns animais hibernam e, como somos igualmente

permeáveis ao factores externos, também nos recolhemos,

ou deveríamos fazê-lo, preservando o nosso Yang Qi.

O nosso metabolismo abranda e toda a nossa postura

nesta estação se deve reger seguindo os princípios da

preservação da saúde, reservando o Yang Qi, sobretudo

evitando o frio, dando preferência ao calor ou a um

ambiente mais ameno, nutrindo tanto o Yin como o Yang.

 

- Regulando o dia-a-dia

 

No Inverno, deitar cedo é aconselhado por forma a nutrir o Yang, bem como levantar tarde, tende a nutrir o Yin e Essência. Tal é benéfico, porque deitar cedo e levantar tarde auxilia o Yang Qi a descender e resguardar-se, o Yin e Essência acumulam-se de modo a manter o equilíbrio de Yin e Yang no corpo.

É aconselhável não iniciar a actividade laboral enquanto o sol não nasce, evitar o excesso de frio e modo a evitar desarmonia do Yang.

Uma das formas de evitar o frio excessivo será utilizar aquecedores para manter uma temperatura ambiente agradável. Uma temperatura ambiente demasiado baixa disturba o Yang Qi, tornando o corpo mais susceptível a constipações. Por outro lado uma temperatura ambiente demasiado quente abre os poros, não conseguindo proteger o Yang Qi no corpo, permitindo que o frio nocivo invada o corpo, bem como outros factores patogénicos e doenças.

 

Quanto a indumentária, é aconselhável vestir roupa quente, mediante as mudanças climáticas.

Tecidos à base de algodão para roupa interior, com contacto directo com a pele, são mais suaves ao toque, confortáveis e preservam bem o calor.

A roupa exterior deve ser um pouco mais grossa, roupa mais fina permite a entrada do frio, levando a síndromes típicas de Inverno, como constipações ou febres, resultado de um distúrbio de Yang Qi.

O calçado e meias devem ser um pouco mais folgados de modo a permitir uma livre circulação do Qi, deixando as pernas e pés quentes e confortáveis.

 

- Regulação da emoções

 

O Inverno tem uma relação directa com o Rim que, com base na sua função energética específica, controla a Essência e a base constitucional, estando associada à emoção do medo.

Demasiados ou repetitivos episódios de temor podem perturbar o Rim e causar disfunções.

De acordo com a estação do Inverno, aconselhável a recolhimento, é importante estabilizar as emoções e cultivar a mente. Adoptar uma postura tranquila e evitar actividades demasiado emocionais, bem como situações que envolvam medo ou susto. Dessa forma garantimos uma normal actividade mental e emocional na preservação do Yang Qi.

 

- Regulando a dieta

 

A ingestão de tónicos no Inverno é um método tradicional de prevenção bastante utilizado na China.

Estudos mais recentes provam que o Inverno é uma das estações na qual os nutrientes são mais facilmente acumuláveis no organismo. Por conseguinte, os nutrientes podem ser facilmente transformados em energia e armazenados no corpo, propiciando uma óptima recuperação com uma dieta adequada, nutrindo o nosso sistema interno.

 

A tonificação inclui dois tipos de método, com dieta ou com tónicos.

Alimentos tónicos para o Inverno incluem carneiro, frango ou vaca por exemplo, enquanto que a tonificação com tónicos de extratos herbais incluem, por exemplo, Radix Ginseng.

Importa referir que a ingestão de tónicos deve apenas ser realizada mediante a necessidade do corpo, independentemente do método utilizado, devendo sempre ser prescrito após uma avaliação detalhada da constituição e estado da doença de um especialista em dietética e/ou fitoterapia.

 

Demasiada tonificação é igualmente nociva para o organismo e em nada benéfica, podendo até resultar num agravamento do estado de saúde. Totalmente o oposto do que se pretende.

Na tonificação pela dieta, aquando de uma disfunção vazio de Yang Qi, ou relativo vazio, devem comer alimentos com um sabor doce e natureza morna, promovendo o Yang Qi, como por exemplo o camarão.

 

Quando existe um vazio de Yin Qi, devem-se ingerir alimentos de sabor doce e natureza fresca, tais como coelho, Bulbus Lilii ou Tremella.

No caso de uma deficiência de Qi e Yin, pato é bastante benéfico para restaurar o equilíbrio. 

 

Na tonificação por método de fitoterapia é importante referir que a prescrição deve ser realizada por um especialista de modo a evitar qualquer efeito secundário fruto de excesso ou escolha incorrecta de tónico.

 

- Treino Físico

 

Apesar do frio do Inverno, é importante manter uma boa actividade física.

É um método básico de fortalecimento da nossa saúde.

O tipo de desporto deve adaptar-se de acordo com as preferências e condicionantes do praticante.

As práticas desportivas no Inverno devem incluir Qi Gong ou Tai-Chi, por exemplo.

O clima no Inverno é, por vezes, severamente frio, todos os seres vivos estão num estado de recolhimento, é preferível dar primazia a exercícios com um leque mais alargado de actividade permitindo ao corpo transpirar ligeiramente, 

idealmente quando o sol já nasceu.

 

É de evitar treinar no exterior quando há demasiado vento, muito frio, neve ou nevoeiro. Evitar estes ambientes não só o protege de constipações e gasto energético excessivo para se aquecer, como mantém uma presença de espírito apropriada para recolher a Essência, Qi e vitalidade.

 

Não prestar especial cuidado a estas orientações normalmente resulta em desarmonia energética do Rim, flacidez muscular, membros frios devido a complicações na circulação sanguínea e fraca adaptação às alterações climáticas aquando da mudança de estação.

 

Artigo traduzido e adaptado

 

Referência bibliográfica:

 

Yanfu, Zuo - Life cultivation and Reabilitation of tradicional chinese medicine. Shanghai, 2003. 393p. ISBN7 - 81010 - 649 - X

 

 

​Pedro Namora

aaron-burden-5AiWn2U10cw-unsplash.jpg