Promoção da saúde no Outono

Que atitude tomar para melhorar a nossa capacidade de adaptação e mudança, interna e externamente?

O Outono é uma época de maturação e colheita.


Nesta altura o Yang (energia quente) decresce gradualmente, enquanto o yin (energia fria) cresce de forma proporcionalmente, sendo o vento do Outono fresco.


A temperatura varia de forma acentuada entre o dia e a noite.
 

- Adaptando o dia-a-dia


O Outono é uma estação transitória entre o Verão e o Inverno, na qual a temperatura passa de amena a fria.
 

O ritmo de sono também deve ser ajustado para esta estação. Os sábios chineses dizem que, no Outono, é benéfico levantar cedo e deitar igualmente cedo. Levantar cedo promove a circulação de energia no Pulmão, deitar cedo prolonga o tempo de sono, estando em conformidade com a acumulação de energia para tonificação do nosso corpo.
 

De acordo com o seu ritmo diário, levantar cedo favorece sobretudo a prática de exercício físico, pois é a melhor altura do dia para o fazer, promovendo uma fluida circulação de sangue e uma boa oxigenação do nosso corpo logo pela manhã. O exercício remove o estado inibitório após o sono, ativa todos os órgãos, torna as pessoas mais produtivas, criando boas condições a todos os níveis: físico, pessoal, laboral, etc.
 

"Abafar o corpo na primavera e gelar o corpo no Outono" é um antigo ditado chinês e o resultado da experiência do povo na preservação da saúde e adaptação à mudança de estação​. O ditado refere que, aquando do aparecimento do Outono, as pessoas não devem vestir logo a roupa mais quente. No início do Outono o calor do Verão não desaparece completamente. Quando o vento começa a ficar mais frio, as pessoas devem adicionar gradualmente roupas mais quentes e evitar roupagem mais pesada que não deixa o corpo respirar convenientemente. Com estes conselhos, o que se pretende é que o corpo apanhe um pouco de frio deliberadamente, evitando a transpiração devido à utilização de demasiada roupa que pode prejudicar o funcionamento do nosso corpo e deixar a pessoa mais apta a apanhar constipações.
 

No geral, as alterações climáticas no Outono são relativamente estáveis, no entanto, a ocorrência de períodos de chuva intensa com vento frio provoca uma redução progressiva da temperatura, deixando por vezes as pessoas mais vulneráveis à doença.
 

O metabolismo lento e a circulação diminuída dos mais idosos, provoca um temor tanto do frio como do calor extremo, deixando-os muito sensíveis a variações de temperatura, por isso os mais idosos têm que ter mais cuidado em manter as mãos e pés quentes devido à deficiente circulação periférica.
 

- Harmonizar as emoções no Outono
 

O Outono tem uma ligação direta com o Pulmão, este por sua vez governa a respiração e tem relação com a tristeza. Este estado emocional muitas vezes prejudica a energia do Pulmão.

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

É costume dizer-se que a fase de "queda da folha" é muito penosa para quem sofre de instabilidade emocional ou para quem tem outro tipo de problemas, físicos ou mentais que tendem a agravar-se nesta altura do ano.
Por isso, nesta época, é importante cultivar o otimismo, pensamentos reconfortantes e tranquilos e fazer um intervalo, nem que seja por breves momentos, de ambientes mais stressantes, obrigações, responsabilidades e apreciar a vida numa outra perspectiva, como por exemplo estar com a família, juntar amigos, passear, sair de casa.
 

- Regular a dieta
 

O Outono é caracterizado pela secura e devido à ligação que tem com o Pulmão e com a pele, está intimamente relacionado com a saúde da pele e dos cabelos.
 

Para contrariar esta tendência deve-se:


. Beber mais líquidos, tais como água, chá, sumos de fruta à temperatura ambiente, leite de soja e um pouco de leite de vaca (desaconselha-se o leite de vaca a pessoas que sofram de alergias respiratórias).


. Comer mais vegetais e frutas, especialmente as mais indicadas para o Pulmão como a pêra cozida, pois é bastante bom para evitar a secura da pele e mucosas dos corpo.


. Aveia, pois beneficia tanto o Estômago, como o Pulmão e Intestinos. Pode ser adicionado em conjunto com pêra, sementes de sésamo, por exemplo.
 

- Treino físico
 

No Outono o vento sopra gentilmente e o tempo não é muito adverso. É uma ótima altura para realizar exercício físico. Nesta época, as pessoas devem potenciar a sua tolerância ao frio durante a prática de exercício físico ao ar livre, estimulando o sistema imunitário e prevenindo constipações comuns.
 

O tipo de exercício físico é variável e deve ser escolhido de acordo com o que melhor se adequa a cada pessoa, tal como: correr, nadar, praticar Tai Chi, treino de força em ginásio, caminhadas, treino de flexibilidade, resistência, entre outros.
Deve-se sobretudo definir objetivos alcançáveis, permitindo uma motivação crescente durante o treino e, ao atingir esse objetivo, sentir uma sensação de dever cumprido, cultivando também a autoconfiança, influenciando o bem estar geral.
 

Existe uma antiga tradição na China, na qual, todos os anos no dia 9 de Setembro, as pessoas mais idosas organizam uma caminhada para subir uma montanha. Este evento tornou-se tão popular que, no presente, é um feriado tradicional e um festival - "Chongyang" referente ao 9º dia do 9º mês lunar no calendário chinês ( no presente ano de 2020 irá realizar-se a 25 de Outubro) que junta imensas pessoas para essa caminhada, contribuindo para o incentivo à prática do desporto, sendo esse considerado dia com Yang em excesso, pois no "I Ching" o número 9 é considerado Yang.

Uma das nossas maiores capacidades enquanto Ser Humano, e que nos distingue dos restantes animais, é a nossa capacidade de adaptação. Comece gradualmente a tomar mais consciência do seu corpo e mente, a prestar mais atenção às suas necessidades. Perceberá quais os benefícios na sua qualidade de vida.​

 

Artigo traduzido e adaptado

 

Referência bibliográfica:

 

Yanfu, Zuo - Life cultivation and Reabilitation of tradicional chinese medicine. Shanghai, 2003. 393p. ISBN7 - 81010 - 649 - X

 

 
​Pedro Namora

Acompanhe-nos

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now