H20

É inquestionável a importância da água, desde o momento em que nos desenvolvemos em ambiente aquático até à manutenção da nossa saúde. Somos basicamente constituídos por água, é a base de praticamente todas as funções do nosso organismo.

É fundamental manter uma hidratação recorrente, tanto como medida preventiva, como também como auxílio precioso na recuperação de disfunções no nosso organismo.

 

Entre os principais benefícios de uma hidratação consciente está a regulação da temperatura corporal, mantendo o nosso corpo a uma temperatura estável e benéfica para o nosso bem-estar, beneficia igualmente o funcionamento dos rins responsáveis por eliminar substâncias tóxicas, manter o equilíbrio de eletrólitos e ácido-base. Facilita a digestão, em parte pela sua acção no trânsito intestinal, melhora a circulação sanguínea, controla de forma mais eficaz a pressão arterial e o transporte de nutrientes pelo nosso organismo.

Uma boa hidratação proporciona igualmente um incremento na resistência física, bem como um aumento da capacidade imunitária do nosso corpo, através de um bom funcionamento do sistema linfático, responsável por combater infecções e alergias.

 

A importância de uma boa hidratação advém de evitar os problemas resultantes da desidratação. Quando atingimos o ponto em que o organismo começa a desidratar, substâncias tóxicas e prejudiciais que de outra forma seriam eliminadas, ficam retidas no nosso corpo, aumentando a probabilidade de ocorrerem doenças. A diminuição do transporte de nutrientes no nosso organismo fica fragilizado, o nosso sistema imunitário e hormonal fica debilitado, a função renal diminui, não contribuindo portanto para a nossa homeostase.

 

Importante ainda referir que para além da falta de ingestão de água, o álcool e a cafeína promovem ainda mais a desidratação pela sua função diurética.

 

Os grupos de riscos mais vulneráveis à desidratação são os idosos e as crianças. Os idosos, com a idade mais avançada, possuem uma menor sensibilidade à sensação de sede, estima-se que um terço dos idosos estão desidratados. As crianças por seu lado são também um grupo de risco, pois não só é necessário incutir o hábito de beber água regularmente, como também a oferta de refrigerantes e derivados é muito grande e aliciante, podendo promover problemas que se manifestarão mais tarde.

 

Já bebeu água hoje?

 

 

Pedro Namora

Acompanhe-nos

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now